FILOSOFIA DA ESCOLA

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Água: recurso inesgotável que está acabando

  A professora Jaqueline Freddo trabalhou redação, sobre o Meio Ambiente, com a turma da 8ª série C.
  Leiam  o   o belo texto do aluno Roger Cassariego:

              Água, recurso inesgotável que está acabando.
 
   O homem como ser racional, dominante no Planeta Terra, com o passar dos séculos foi acumulando conhecimento e também desrespeito com a Terra e consigo mesmo.
Ele foi destruindo a si próprio, perdendo a fé e o respeito com as bênçãos naturais das quais esse Planeta é dotado.
No acorde final dessa ópera terrorrista, o homem, está destruindo o fluído vital do Planeta e de todos os que nela habitam: como a água.
   Todas as civilizações da antiguidade, sem exceção, originaram-se às margens de rios ou lagos. Mesmo com o desenvolvimento de tecnologias capazes de transportar a água, os grandes povos do passado utilizavam-na para irrigar suas plantações e não para desenvolver suas cidades longe de uma fonte de água potável.
   Nietzsche é autor de um grande pensamento à respeito da água, em que ele afirma:"a filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas porque nela, embora apenas um estado crisálida, está contido o pensamento:"tudo é um". Talvez, o que esteja faltando para os homens, é perceber que como na filosofia grega, na água tudo é um. Os homens têm que se ver diante do espelho e enxergarem um só: A HUMANIDADE.

   Uma gota pode contaminar litros de água potável, necessários para todos nós seres vivos, e uma gota de cada um pode salvar a vida de muitos, no PLANETA TERRA.

Um comentário: