FILOSOFIA DA ESCOLA

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONVITE


Queridos colegas!
Hoje, dia 14 de julho de 2011, estamos dando inicio ao nosso blog. Convidamos todos vocês para participarem do blog, através de comentários, críticas, sugestões, postagens, experiências de sala de aula.
Sejam nossos seguidores.
Com carinho Adriana Marta Baldi Canova e Mara Cintia Destri

A FÁBULA DO IMPERADOR CHINÊS
Um imperador da China voltou de uma longa e estafante batalha preocupado com o futuro de seu império. Estava velho e sabia que deveria pensar em um sucessor. Como tinha dezenas de filhos, não sabia a quem escolher. Depois de consultar os deuses e seu coração angustiado, escolheu o filho de sua esposa favorita na juventude, cuja memória lhe era cara. Todavia, percebeu que o jovem não possuía os conhecimentos necessários para assumir um encargo tão pesado.
Resolveu contratar um sábio para ensinar as complexas matérias da arte de governar ao seu escolhido. Para que ele não estudasse sozinho, designou como companheiro o filho de sua décima quinta concubina, uma mulher que recebera como presente de alguém da corte já esquecido. E como os dois filhos do imperador não poderiam ficar sem auxílio durante as aulas, designou um servo para acompanhá-los.
Como era imperador, demandou que o sábio dos sábios do império se apresentasse para realizar a tarefa. Tratava-se, porém, de um homem bastante avançado em anos, que alegou não estar em condições físicas de realizar tão honrosa tarefa. Chamou o segundo sábio mais renomado do império, mas novamente não foi atendido. Este encareceu a grandeza da missão, mas possuía muitas mulheres, muitos filhos, muitos alunos, morava distante e temia ser incapaz de despojar-se de todas as obrigações que já assumira para se dedicar inteiramente aos filhos do imperador.
O imperador recebeu a recusa com relutância, mas, como não faltavam sábios renomados na China, decidiu convocar o terceiro sábio mais admirado do império. Esse reagiu do mesmo modo que os anteriores. Sentia-se engrandecido pela escolha, mas lamentava não poder atender o imperador por ter programado uma longa viagem ao interior do império em busca de novos conhecimentos.
Indignado com tais recusas, o imperador reuniu os três sábios e determinou que, se um deles não aceitasse a tarefa, todos seriam sumariamente executados antes do anoitecer. Os sábios não olharam para o sol, que já havia ultrapassado seu zênite. Confabularam entre si por alguns instantes e, finalmente, o mais sábio decidiu explicar ao imperador o motivo da recusa.
– Meu senhor – disse o sábio – perguntastes por que nos recusamos a executar a tarefa que é a razão de nossa vida, uma vez que decidimos ser sábios e ensinar a todos. Não se trata de vontade, visto que diante de vossa majestade não possuímos nenhuma, mas sim da impossibilidade de realização da missão.
– Como pode ser impossível realizar uma tarefa tão simples quanto educar três jovens com todos os recursos à disposição do mestre? – retrucou enfurecido o imperador.
O sábio prostrou-se. Pediu mil perdões pela sua impostura. Louvou a grandeza ímpar do imperador. Por fim, respondeu que a tarefa era impossível por causa dos alunos. Ante a surpresa do imperador, que sabia da saúde e da inteligência dos três jovens, o sábio explicou:
– A tarefa é impossível porque vosso filho favorito, aquele que irá sucedê-lo no comando do império, sabendo-se escolhido, acredita que já não precisa de mais nada para ser imperador além do desejo do seu pai. Já, seu irmão, aquele que é filho de uma concubina sem nome, sabendo-se preterido, acredita que em nada modificará sua vida tal conhecimento, uma vez que será sempre o esquecido. O servo, ao contrário de seus senhores, deseja muito aprender, porém nada sabe, e quem nada sabe nada aprende. Em suma, meu imperial senhor, vós nos destes a missão de ensinar para as mais temíveis inimigas de qualquer educador: a arrogância, a indiferença e a ignorância. Separadas podemos combatê-las e vencê-las, juntas são imbatíveis.
In Letramento Literário – Teoria e Prática, Rildo Cosson. Pg. 09
(Editora Contexto)

11 comentários:

  1. Olá Adriana!
    Legal ver as postagens já publicadas no Blog da Escola e o quanto tu já utilizaste os recursos disponíveis para incrementar o Blog.
    Importante também a integração com a equipe diretiva da Escola.
    Lembre-se de fazer desta ferramenta um espaço para divulgar as atividades que o corpo docente e os alunos realizam...Vai ser show!!!!
    Bj
    Almira

    ResponderExcluir
  2. Estamos aqui na biblioteca mechendo no blog da escola haha , manero (y)

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo minha postagem anterior (mexendo)*

    ResponderExcluir
  4. Estão Gostando Do Blog Da Nossa Escola ? segue no twitter também :] @JoaoHRech =D

    ResponderExcluir
  5. AULA MUITO LEGAL HJ DE PORTUGUES:D só na biblioteca lando e mechendo no blog da escola!!=B

    ResponderExcluir
  6. corrigindo as palavras escritas erradas na postagen anterior!!!(lendo)(mexendo)*

    ResponderExcluir
  7. melhor aula de portugues do ano kk segue no twitter @paolavolei3

    ResponderExcluir
  8. Hoje estemos tendo uma aula muito legal na biblioteca da escola EMMAS. Adoramos os haikas... queremos aprender a fazer!!!

    ResponderExcluir
  9. Hoje, estamos lendo na biblioteca, sobre vários escritores e fábulas. É muito legal conhecer mais sobre tudo. Conhecendo um pouco de história é muito interesante.

    ResponderExcluir